Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Dia do Designer!

     Hoje, dia 5 de novembro é comemorado nacionalmente o Dia do Designer, data instituída em homenagem a um defensor do design no Brasil, o artista plástico, designer e advogado Aloísio Magalhães. Dentre o portfólio deste defensor do conceito de "brasilidade", destaca-se: a criação da identidade visual da Petrobrás(alterada há alguns anos) e o desenho das notas do cruzeiro novo. Não há dúvida que é um profissional muito importante na história do design brasileiro. Vale a pena lembrar também que foi o até então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que assinou um decreto em 19 de outubro de 1998, instituindo o Dia Nacional do Designer.
     Após tanta história, nada melhor que dar a visão do profissional que hoje é homenageado. Tenho certeza que quem está no mercado sabe que cada dia tem que provar do que são capazes, afinal sempre estão sob julgamento de quem confunde design com gosto pessoal... Muita gente ainda não faz ideia do que faz um designer, no entanto a cada ano cresce os adeptos a este universo. Haja vista também que a principal referência do design brasileiro atual, são os Irmãos Campana, que nem designers formados são (um é advogado e o outro arquiteto). 
     Embora essa visão de 'desvalorização da profissão', todos que trabalham e amam este "mundinho fechado" sabem muito bem o quanto é gratificante e compensador no fim das contas. E se for pensar bem, de nada adianta termos dom, habilidades específicas e estruturas se ficarmos parados à espera da valorização súbita, exemplo são aqueles que não possui a "formação" de Designer e continuam na carreira por acreditarem em seus produtos, expressões e ideias.
     Mas francamente temos que ser otimistas! Simplesmente o design deixou de ser um luxo e tornou-se um diferencial necessário em comunicação e produtos atualmente. Tanto é que o índice de investimentos empresarias estão só aumentando, afinal que profissional não quer ver seus produtos bonitos e apresentáveis no mercado. Essas perspectivas só animam, mas para quem trabalha na área sabe muito bem que o mercado está em constante evolução e o designer tem de mudar com ele e agregar sua experiência nessa mudança, coisa que não é fácil mas ainda sim necessária.
     Não há dúvida que o papel do homenageado do dia é de sempre criar e isso torna está profissão incrível diante o que fazem surgir. E para ilustrar um pouco sobre tudo isso, finalizo com 3 vídeos sensacionais, que transborda inspiração!Vale muito a pena ver todos eles...Ahh, sei que este post ficou voltado mais aos designers de plantão, mas você que não é, aposto que gostou! \o/

Design Week from Rory O'Sullivan on Vimeo.

Rethink Scholarship at Langara 2010 Call for Entries from Rory O'Sullivan on Vimeo.

Rethink Scholarship at Langara 2011 Call for Entries from Rory O'Sullivan on Vimeo.

Um comentário:

Kadu disse...

Ótimo texto "sr robsaan", curti de mais!E o melhor vídeo é o terceiro!Curti pra carai!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PArabeeens